Três empresas com sede em Santa Maria e região voltaram a figurar entre as 500 maiores empresas da Região Sul, conforme pesquisa da Revista Amanhã, que leva em conta só companhias que divulgam seus balanços ao mercado. E a boa notícia é que todas subiram posições no ranking de 2015 para 2016. A Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) subiu da 186ª para a 180ª colocação, a Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) cresceu da 204ª para a 183ª posição, e a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte (Scalifra-ZN), mantenedora da Unifra e do Colégio Sant’Anna, pulou do 269º para a 258º lugar.
O lado positivo é que essas empresas cresceram de 2015 para 2016 e que temos essas e outras tantas instituições empresariais com grande potencial de desenvolvimento. O lado negativo é que, infelizmente, entre as 500 maiores empresas do Sul, só três são originariamente da região.
4 motivos para ajudar no memorial em homenagem às vítimas da Kiss
Além disso, o Sicredi nacional, com sede em Porto Alegre, mas que tem atuação forte em Santa Maria e região, passou do 6º para o 5º lugar entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil e ficou em 2º lugar no Estado, ficando atrás só da Gerdau. Para se ter uma ideia da importância e tamanho, o Sicredi alcançou um patrimônio líquido de R$ 11,1 bilhões, enquanto o Banrisul, que está em 8º lugar no ranking do Sul, ficou com R$ 6,8 bilhões.
Esse ranking da Amanhã adota como critério um indicador exclusivo da revista, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que resulta da soma ponderada de Patrimônio Líquido (com peso de 50%), Receita Líquida (40%) e Resultado Líquido (lucro/prejuízo), com peso de 10%.
